FILOSOFIA I, II e III
1. Filosofia ................................... 40 (carga horária)
1.1 Filosofia Espírita .................... 40
1.2 Filosofia da Educação ............ 40
SOCIOLOGIA I e II
2. Introdução a Sociologia ........ 40
2.1 Sociologia Espírita ................. 40
METODOLOGIA CIENTÍFICA I e II
3. Metodologia Científica .......... 40
3.1 Metodologia Espírita ............ 40
PSICOLOGIA I, II, III e IV
4. Fundamentos da Psicologia ...40
4.1Psicologia Espírita .................. 40
4.2Psicologia Infantil ................... 40
4.3Psicologia Familiar ................. 40
HISTÓRIA DO ESPIRITISMO I, II e III
5. História do Espiritismo .......... 40
5.1História do Espiritismo no Brasil ...... 40
5.2 Vultos do Espiritismo ............ 40
FUNDAMENTAÇÃO INTER-RELIGIOSA I e II
6. Fundamentação da Educação Inter-Religiosa ... 40
6.1 A teologia nas diferentes ideologias religiosas ... 40
CIÊNCIA E ESPIRITISMO I, II e III
7. Fundamentos da Doutrina Espirita e a Ciência .... 40
7.1 Lógica e Metafísica ................... 40
7.2 Cosmologia e Física Quântica ... 40
MORAL E ÉTICA I, II e III
8. Fundamentos da Ética e Moral ... 40
8.1. Moral e Espiritismo ................... 40
8.2 Direito e Ética Espírita ............... 40
EDUCAÇÃO, FAMILIA E ESPIRITISMO I, II e III
9.1 Estudo das Relações Familiares ... 40
9.2 Eduação e Espiritismo ................... 40
9.3 Espiritismo e o Lar ......................... 40
METODOLOGIA DA PESQUISA ESPIRITA I, II e III
10. Fundamentos ................................. 40
10.1 A Pesquisa Empirica no Espiritismo .... 40
10.2 A Pesquisa da Filosofia Social Espirita .. 40
ANTROPOLOGIA E ESPIRITISMO
11. Fundamentos da Antropologia no Espiritismo .... 40
12 A DOUTRINA ESPIRITA E A MEDICINA
.......... 40 (carga horária)
13 CONTEXTUALIZAÇÃO DOUTRINA KARDECISTA
........ 40 (carga horária)
14. ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
........ 40 (carga horária)
15. EPISTEMOLOGIA - O LIVRO DOS ESPIRITOS I e II
........80 (carga horária)
16. EPISTEMOLOGIA ESPÍRITA - O LIVRO DOS MÉDIUNS
....... 40 (carga horária)
16. MEDIUNIDADE
16.1 Fundamentos .... 40
17 FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
...... 40 (carga horária)
18 HERMENEUTICA ESPÍRITA
.......40 (carga horária)
sábado, 29 de março de 2008
domingo, 9 de março de 2008
Universidade Espírita
Projeto de 3 Cursos:
1. Teologia Espírita à Distância
Estudo Superior da Doutrina Espírita nos aspectos científico, filosófico e moral.
local: Ensino à Distância
Duração: 4 anos
Pré-Requisito: ter concluido o ensino médio
Público Alvo: Espiritas em Geral e Simpatizantes
Curso recomendado para Educadores para Colégios Espíritas
2. Escola Pedagógica (teoria e prática)
local: Rio de Janeiro
Duração: 3 anos
Pré-Requisito: Curso Superior de Pedagogia
Público Alvo: Educadores
Obs: Este projeto será franqueado à outros Estados Brasileiros.
Curso recomendado para Educadores para Colégios Espíritas
3. A Arte Moral no Lar
local: Ensino à Distância
Duração: 1 ano
Pré-Requisito: Curso livre
Público Alvo: Pais, Educadores das Escolas Espíritas e Evangelizadores de Adultos em Casas Espíritas.
1. Teologia Espírita à Distância
Estudo Superior da Doutrina Espírita nos aspectos científico, filosófico e moral.
local: Ensino à Distância
Duração: 4 anos
Pré-Requisito: ter concluido o ensino médio
Público Alvo: Espiritas em Geral e Simpatizantes
Curso recomendado para Educadores para Colégios Espíritas
2. Escola Pedagógica (teoria e prática)
local: Rio de Janeiro
Duração: 3 anos
Pré-Requisito: Curso Superior de Pedagogia
Público Alvo: Educadores
Obs: Este projeto será franqueado à outros Estados Brasileiros.
Curso recomendado para Educadores para Colégios Espíritas
3. A Arte Moral no Lar
local: Ensino à Distância
Duração: 1 ano
Pré-Requisito: Curso livre
Público Alvo: Pais, Educadores das Escolas Espíritas e Evangelizadores de Adultos em Casas Espíritas.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Resenhas de Livros
Plano Proposto para Melhoria da Educação Pública
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Alan Kardec)
No livro o autor alerta para necessidade de maior atenção à formação dos educadores equiparando sua importância à medicina e ao direito. Fala da falta de reconhecimento do trabalho árduo do educador e da falta de preparo da maioria deles em dicernir e aplicar a educação de forma integral. Sugere "um plano de ensino que oferecesse mais variedades e mais satisfação" e a criação de escola pedagógica, "onde os alunos-educadores colocassem em prática as lições que houvessem recebido sobre a arte de educar homens.", como uma espécie de estágio, ou seja, colocar na prática o que foi aprendido na teoria. Com 1 ano para teoria, outro ano para teoria e prática e o outro e último para somente prática.
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