domingo, 20 de abril de 2008

Estrutura do Ambiente -

Banco de Ferramentas
Recursos disponíveis para alunos e formadores.

Para os Alunos:

Estrutura do Ambiente
Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc.

Dinâmica do Curso
Contém informações sobre a metodologia e a organização geral do curso.

Agenda
É a página de entrada do ambiente e do curso em andamento. Traz a programação de um determinado período do curso (diária, semanal, etc.).

Atividades
Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso.

Material de Apoio
Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas.

Leituras
Apresenta artigos relacionados à temática do curso, podendo incluir sugestões de revistas, jornais, endereços na Web, etc.

Enquetes
Ferramenta para criação de enquetes.

Parada Obrigatória
Contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso.

Mural
Espaço reservado para que todos os participantes possam disponibilizar informações consideradas relevantes para o contexto do curso.

Fóruns de Discussão
Permite acesso a uma página que contém tópicos que estão em discussão naquele momento do curso. O acompanhamento da discussão se dá por meio da visualização de forma estruturada das mensagens já enviadas e, a participação, por meio do envio de mensagens.

Correio
Trata-se de um sistema de correio eletrônico interno ao ambiente. Assim, todos os participantes de um curso podem enviar e receber mensagens através deste correio. Todos, a cada acesso, devem consultar seu conteúdo recurso a fim de verificar as novas mensagens recebidas.

Grupos
Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição e/ou desenvolvimento de tarefas.

Perfil
Trata-se de um espaço reservado para que cada participante do curso possa se apresentar aos demais de maneira informal, descrevendo suas principais características, além de permitir a edição de dados pessoais. O objetivo fundamental do Perfil é fornecer um mecanismo para que os participantes possam se "conhecer a distância" visando ações de comprometimento entre o grupo. Além disso favorece a escolha de parceiros para o desenvolvimento de atividades do curso (formação de grupos de pessoas com interesses em comum).

Diário de Bordo
Como o nome sugere, trata-se de um espaço reservado para que cada possa registrar suas experiências ao longo participante do curso: sucessos, dificuldades, dúvidas, anseios visando proporcionar meios que desencadeiem um processo reflexivo a respeito do seu processo de aprendizagem. As anotações pessoais podem ser compartilhadas ou não com os demais. Em caso positivo, podem ser lidas e/ou comentadas pelas outras pessoas, servindo também como um outro meio de comunicação.

Portfólio
Nesta ferramenta os participantes do curso podem armazenar textos e arquivos utilizados e/ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os demais portfólios e comentá-los se assim o desejar.


Para os Formadores:

Acessos
Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas.

Busca
Permite a busca de informação por todas as ferramentas disponíveis do TelEduc.
Recursos disponíveis apenas para formadores

Intermap
Permite aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso nas ferramentas Correio, Fóruns de Discussão e Bate-Papo, facilitando o acompanhamento do curso.

Administração
Permite gerenciar as ferramentas do curso, as pessoas que participam do curso e ainda alterar dados do curso.As funcionalidades disponibilizadas dentro de Administração são:
Visualizar / Alterar Dados e Cronograma do Curso
Escolher e Destacar Ferramentas do Curso
Inscrever Alunos e Formadores
Gerenciamento de Inscrições, Alunos e Formadores
Alterar Nomenclatura do Coordenador
Enviar Senha
Suporte
Permite aos formadores entrar em contato com o suporte do Ambiente (administrador do TelEduc) através de e-mail.

Autenticação de acesso
O ambiente possui um esquema de autenticação de acesso aos cursos. Para que formadores e alunos tenham acesso a um curso são necessários identificação pessoal e senha que lhes são solicitadas sempre que tentarem efetuar o acesso. Essas senhas são fornecidas a eles quando se cadastram no ambiente

O TelEduc é um software livre você pode redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License versão 2, como publicada pela Free Software Foundation

Fonte:
http://www.teleduc.org.br/

O Desenho do Projeto Potítico-Pedagógico da EaD:

Aspectos sóciocognitivo, comunicacional-social, tecnológicos e de suporte
De um ponto de vista legal, considerando a LDB (LEI N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), em especial o artigo 4º da Deliberação 7/2000, o PPP deve considerar os seguintes aspectos para ser pensado e implementado (Pereira: 2004)i:

- perfil do profissional a ser formado;

- objetivos Gerais e Específicos do curso;

- descrição do Currículo Pleno oferecido, com ementário das disciplinas/atividades (o currículo deve explicitar a adequação da organização pedagógica ao perfil profissional definido);

- bibliografia básica;

- número de vagas iniciais e turno de funcionamento;

- relação dos docentes e especificação da composição por níveis (Nº e % de Doutores, Mestre, etc);
- acervo da Biblioteca (livros e periódicos especializados);

- apresentação das instalações, equipamentos, laboratórios (no caso de reconhecimento, pode ser citada apenas a alteração e/ou ampliações feitas nas estruturas).

sábado, 12 de abril de 2008

A Estrutura do Curso

Os participantes passarão por um treinamento que será realizado "on-line".
Serão disponibilizados aos participantes o material teórico do curso, bem como os estudos de caso, para leitura e resolução prévias. Serão realizadas reuniões no Paltalk, com todo o grupo, objetivando discutir o material e sanar as prováveis dúvidas existentes.
O curso será dividido em módulos

Parte 1 - Módulo de Estudos (apresenta todo o conteúdo teórico da disciplina).
Parte 2 - Módulos de Exercícios.
Parte 3 - Modulo de Treinamento
• Módulo I: contém os estudos, que deverão elaborar o potifólio, resumos e exquemas pelos participantes e encaminhados à Coordenação do Curso.
• Módulo II: conterá o estudo, que deverá ser elaborado e respondido pelos integrantes do curso e, como nos dois primeiros casos do Módulo I, enviados à Coordenação do Curso.
• Módulo III: composto de Estudos de Casos, com indicações bibliográficas. Os participantes farão comentários sucintos, que poderão ser feitos individualmente, em cada exercício, ou de modo global. Esses comentários/críticas, que poderão ser de concordância ou discordância em relação ao encaminhamento dado a cada caso, serão encaminhados à Coordenação do Curso.
Esses Estudos de servirão para avaliação do curso, considerando que, sem eles, não poderíamos perceber o retorno em relação ao material encaminhado. Essa avaliação tem também o objetivo de confirmar a participação efetiva.
Todos terão prazos para entrega dos trabalhos.
Haverá "Avaliação do Curso" pelos tutores das disciplinas e uma auto-avaliação feita por cada aluno, que será encaminhada à Coordenação do Curso.
As reuniões serão realizadas on-line, em sala do Paltalk, em horário a ser definido.
A primeira reunião será para apresentação dos participantes e confraternização. As demais reuniões servirão para tratar das possíveis dúvidas. Todas as reuniões terão um dia fixo na semana.
Para instruções de download e instalação do programa Paltalk, clique aqui.
As respostas aos exercícios do Curso deverão ser enviadas à lista universidade.espirita@yahoo.com.br
A Coordenação do Curso