À algum tempo venho divulgando entre espíritas o projeto Universidade Espírita à Distância, através de comunidades no orkut, e-mails, grupo de discussões, entre outras.
Alguns espíritas gostam do projeto, outros acreditam não ser desejável o espiritismo ter cursos de extensão e graduação mesmo sendo reconhecido pelo MEC.
A idéia do Espiritismo ter estudos a nível acadêmico, não é nova. Herculano Pires em artigos e livros, já expressava sua opinião sobre a importância de estudos e pesquisas acadêmicas na Doutrina Espírita.
O avanço da tecnologia, com a vinda da internet, permitiu deslumbrar a possibilidade da criação de uma universidade espírita com ensino à distância. Esse fato proporcionaria o conhecimento aprofundado, bem como a divulgação do espiritismo aos quatro cantos do nosso país.
No sul do pais, felizmente já temos um faculdade com curso de graduação de teologia espírita. E quantos de nós gostariamos de poder fazer esse curso, mas não podem em função da distância?
E é dentro desse contexto que uma universidade espírita com ensino à distância supriria essa demanda.
É claro que tal instituição não teria fins lucrativos. Trataria-se de uma ONG com voluntários para ajudarem da elaboração, implementação, manutenção e funcionamento do curso. Mais é bom lembrar que nem todos seriam voluntários.
Para que o curso tenha qualidade é preciso que os Professores-tutores sejam remunerados, pois esse trabalho demandaria dedicação quase que exclusiva, para atender aos alunos de forma muito satisfatória.
Os professores-tutores serão selecionados através de curriculos, e preferencialmente serem espíritas.
Uma das exigências do MEC para reconhecimento do curso de graduação à distância é de ter espaço físico para aplicação de provas e aulas para tirar dúvidas, por exemplo. Cabe lembrar, que um curso à distância tem que ter 80% das aulas à distância e 20% presenciais.
Então como fazer aulas presenciais sem um espaço físico em vários lugares do país?
Entramos em contato com várias instituições espíritas, algumas se disponibilizaram à ceder gratuitamente locais para as futuras aulas presenciais. Esses locais serão chamados de Polos.
No momento temos disponibilizados Polos nos seguintes locais:
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Salvador e,
- Brasília.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário