segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Tutor a Distância e suas atribuições

Todo sistema de educação a distância dispõe desta modalidade de tutoria. Ela assiste os estudantes em todas as disciplinas durante todo o curso. O tutor à distância do CEDERJ é um tutor especialista, com um bom domínio do conteúdo, inteiramente identificado com o coordenador da disciplina. Todas as disciplinas contam com pelo menos um tutor à distância. O tutor a distância deve atuar em três frentes: junto ao aluno, ao coordenador da disciplina e aos tutores presenciais.

* Junto aos estudantes: missão fundamental de atuar como um orientador de estudo, ajudando-os a encontrar caminhos para a solução dos problemas através da utilização de todos os recursos de aprendizagem oferecidos pelo CEDERJ bem como outras fontes de consulta, aguçando a curiosidade, esclarecendo suas dúvidas e dando apoio e incentivo nos momentos de desanimo e dificuldade. Outra função muito importante é a promoção da interatividade entre os alunos através da formação de grupos de estudo, do debate e da troca de idéias. Nesse sentido é o responsável pela coordenação de fóruns e chats propostos pelos coordenadores ou por iniciativa própria, além de propiciar espaços para interação informal entre os estudantes.

* Com o coordenador da disciplina: colabora complementando o seu trabalho. Nesse sentido auxilia na elaboração de guias de estudo, colabora na revisão do material didático, participa da capacitação dos tutores presenciais, propõe atividades, divide com o professor coordenador a responsabilidade da condução de atividades presencias nos pólos, representando-o quando necessário e participa ativamente da correção das avaliações.

* Com os tutores presenciais: tutores a distância e presenciais são parceiros como elementos facilitadores da aprendizagem do aluno. Por isso devem trabalhar em estreita colaboração visando o objetivo comum: apoiar e ajudar o aluno na construção da autonomia de aprendizagem.

O atendimento ao estudante feito pelo tutor a distância é sempre individual e atemporal no sentido de que deve atender os estudantes nas suas duvidas independente do cronograma de estudo proposto. Esse atendimento é feito por telefone 0800 em horários pré-estabelecidos (publicados na Plataforma e no quadro de avisos nos pólos), por FAX, e através da Sala de Tutoria da plataforma, respondendo as questões ali colocadas em menos de 24 horas, exceto aos sábados e domingos. O tutor a distancia não está disponível o tempo todo, mas em momentos definidos. Portanto, as funções do tutor a distância são múltiplas: além das suas funções mais importantes de propiciar a interação entre os alunos e de atender à demanda dos alunos , apoiando-os no conteúdo específico, é também como um elemento incentivador, trabalha em intensa colaboração com o coordenador da disciplina e com os tutores presenciais.

São suas atribuições:

1. Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático da disciplina sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área.

2. Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores propostas pela Diretoria Adjunta de Tutoria e pelos tutores coordenadores de disciplina.

3. Auxiliar o professor Coordenador de disciplina em todas as suas funções, inclusive na capacitação e apoio aos tutores presenciais.

4. Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações da disciplina sob sua responsabilidade.

5. Atender as consultas dos estudantes, sempre ajudando-os a encontrar a resposta, certificando-se de que a dúvida foi sanada.

6. Orientar, através da prática, para a metodologia de educação à distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.

7. Orientá-los sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem.

8. Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.

9. Participar do processo de avaliação do material didático do CEDERJ, quando solicitado.

10. Auxiliar o professor coordenador de disciplina na oferta de oportunidades de aprendizagem através da plataforma (fórum, 'chats', construção de páginas da disciplina, formação de grupos de estudo virtuais, etc).

11. Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma.

12. Auxiliar o professor coordenador de disciplina na elaboração, preparação e teste de atividades práticas presenciais.

13. Comunicar-se com os estudantes ausentes nas avaliações por e-mail / telefone, encorajando-os a recorrer à tutoria à distância / presencial como um auxílio no processo de aprendizagem.

14. Participar de encontros, atividades culturais, vídeo-conferências e seminários presenciais programados pela coordenação do curso.

15. Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos estudantes, bem como as tarefas designadas pela Coordenação do Curso.

16. Participar da correção das avaliações tanto presenciais como a Distância bem como da elaboração de gabaritos.

17. Emitir relatórios periódicos com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos das disciplinas e respectivo material didático.

18. Apresentar um relatório anual de atividades à Comissão de Bolsas da Fundação CECIERJ, dois meses antes do termino de vigência da bolsa, visando avaliação para renovação da mesma.

3 comentários:

Cláudia Marques disse...

naO Curso existe mesmo? Como e onde fazer a inscrição?

Thayná Rodrigues disse...

Como saber se o Curso Universidade a Distancia já iniciou? Como fazer a inscrição? Obrigada

Ecumênico disse...

Carla como posso falar com vc?
Meu e-mail:lopesvera38@gmail.com
veracostalonga@hotmail.com

Quero mais informações do curso de Teologia EAD e tbém conversar sobre Polo da EAD moro em Cascavel-Pr
Aguardo seu retorno.